top of page
5 (1).png

BLOG

Amanda Reginatto

Tratamento de esgoto residencial


O projeto hidrossanitário de uma residência é tão importante quanto qualquer outro! Nele constam todas as informações de como a água chega a residência e também como ela será tratada para retornar ao meio ambiente.


Você já deve ter se perguntado o que acontece coma água depois de escovar os dentes, lavar a louça ou até mesmo dar a descarga. Pois bem, nesta matéria vamos responder algumas dúvidas frequentes sobre esse assunto.

Como acontece o tratamento desta água se na minha rua não passar rede de esgoto?


Se em frente a uma residência não passar rede de tratamento de esgoto, o sistema de tratamento convencional mais utilizado é o individual.


A primeira etapa deste processo consiste na disposição do efluente doméstico em uma fossa séptica. Neste momento, todos os sólidos se depositam no fundo para sofrer decomposição por bactérias anaeróbicas.


Conforme a fossa vai enchendo, a parte líquida passa por um cano ligado a um filtro formado por pedras, cascalhos e areia e por fim chega ao sumidouro que faz com que a água retorne ao meio ambiente. Por precaução, este sistema deve ser construído a aproximadamente 30 metros de distância da residência, longe de poços d’água e lençóis freáticos.


O tamanho dos tanques deste sistema variam de acordo com o número de indivíduos que moram na residência. Todos os cálculos devem seguir as normas da ABNT (associação brasileira de normas técnicas) para que o projeto hidrossanitário possa ser aprovado e executado.


Além disso, a água com gordura vinda do preparo de alimentos deve passar por uma caixa de gordura, que retêm as partículas gordurosas que poderiam obstruir tubulações.


Posso construir acima da caixa de gordura ou fossa séptica?


Você jamais poderá lacrar uma caixa de gordura ou fossa séptica! Deve-se fazer a limpeza da caixa de gordura frequentemente, portanto, ela não poderá em hipótese alguma ser lacrada.


Além disso, uma fossa séptica deve possuir um respiro para a saída dos gases gerados durante a decomposição da matéria orgânica. Por isso, ela também nunca poderá ser lacrada.

Mas e se na minha rua passar a rede de esgoto?


Neste caso, você é obrigado a fazer a conexão do seu sistema com a rede. Recomenda-se que a cada mudança de direção da tubulação exista uma caixa de inspeção.


Um problema muito comum é o sistema hidrossanitário de uma casa estar em cota de nível diferente do que a da rede, ou seja, as tubulações da residência estão mais baixas que o nível da rua, o que impossibilita da água chegar até a rede. Para resolver este problema, deve ser feita a instalação de bombas hidráulicas que farão com que o esgoto doméstico chegue até a rede e possa ser tratado!


Depois de ler essa matéria ainda ficou com alguma dúvida? Saiba que o projeto hidrossanitário está na nossa carta de serviços e ficaremos felizes em te ajudar!

Comentarios


Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes

bottom of page