Saiba em quais casos você precisará de um Projeto Topográfico e quais são as suas etapas.
A Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana, ou seja, um levantamento topográfico serve para efetuar o levantamento (medidas lineares e angulares) que possibilite calcular áreas, volumes, coordenadas, e representar, de forma gráfica, uma porção da superfície terrestre em escala adequada.
Para a boa execução de um projeto, a primeira etapa é solicitar um serviço de levantamento topográfico do terreno, pois 80% dos problemas na etapa de execução da obra, estão relacionados a erros ou omissões de dados durante esta etapa.
Este tipo de projeto é fundamental, pois nele constam todos os dados necessários para determinar a melhor locação da construção, tais como coordenadas geográficas, limites, área, metragem, desníveis do terreno e acidentes geográficos, perfil do terreno, presença e localização de elementos estranhos à obra como arvores, lagos, antigas pavimentações, construções antigas e outros elementos que podem interferir na hora de realizar a construção e ajuda a prever serviços de terraplanagem, transplantes de árvore, etc. Caso o terreno estiver inserido no meio urbano, são considerados todos os elementos existentes no local, ou seja, meio fios, arruamentos internos, alinhamentos de muros e cercas, caixas de drenagem, postes, entre outros. Assim, podemos dizer que ele fornece as informações sobre a área de implantação que são essenciais ao projeto arquitetônico para evitar erros na hora da execução e um melhor aproveitamento do terreno, sua declividade e dos elementos que existem nele e podem ser incorporados no desenho.
Quando pode ser utilizado?
Além de ser essencial antes de iniciar qualquer tipo de projeto arquitetônico, o levantamento topográfico pode ser aplicado para os seguintes casos:
Realizar seções transversais;
Obter quantitativos de volumes;
Determinar volume de aterros;
Determinar as dimensões e limites de áreas urbanas e rurais;
Realizar levantamento altimétrico em áreas de interesses;
Ajudar no cadastramento de imóveis;.
Obtenção do Alvará de Construção / Reforma / Ampliação / Alteração de Projetos Aprovados, sendo obrigatório a apresentação do levantamento topográfico para a submissão do projeto arquitetônico para os casos previstos no Anexo II da Portaria 80/2013;
Elaborar perfis rodoviários ou de canais e rios.
Quais são as etapas de um projeto topográfico?
Primeiramente deve-se visitar o local do projeto para determinar a complexidade do levantamento e decidir quais serão os métodos de levantamento, equipamentos, posições ou pontos a serem levantados e que vão nos permitir obter os dados necessários para o projeto de forma mais eficaz.
Posteriormente se deve realizar o trabalho de campo, isto é a aquisição de dados. Para isto, são utilizados equipamentos de alta precisão e são obedecidas as normas técnicas e a boa prática de execução em campo.
Logo devem ser realizados os cálculos baseados nas medidas obtidas (áreas, volumes e coordenadas) e a representação gráfica para a entrega do projeto. Caso seja realizado para definir a locação da obra o seguinte passo seria estabelecer qual seria o local mais apropriado para a construção.
Você se encontra em alguma das situações mencionadas anteriormente? Precisa delimitar seu terreno, está pensando em construir? A Tetris realiza projetos topográficos, entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços!