Quais critérios técnicos levar em conta na escolha do piso?
Atualmente, no mercado, existem inúmeras opções de pisos. Praticamente de todos os tipos para todos os gostos! Mas, na hora da compra, muitas vezes as especificações técnicas são ignoradas e problemas podem surgir. Os pisos devem ser adequados ao ambiente em que serão instalados. Para isso, é necessário levar em consideração se a área é seca, molhável ou molhada, se o ambiente é interno ou externo, se o uso é comercial, residencial ou industrial, se o fluxo de pessoa é alto ou baixo e outras informações relevantes.
Essas especificações são baseadas em normas técnicas, principalmente na ABNT NBR 15575, a Norma de Desempenho, que objetiva melhorar a qualidade das construções e a durabilidade dos produtos.
As principais são:
Coeficiente de atrito: indica se o piso é mais ou menos escorregadio.
Absorção de água: indica a quantidade de água que a peça pode absorver. Quanto maior, absorção, menor a resistência mecânica.
EPU: Indica o quanto uma peça pode dilatar em contato com a água. A escolha inadequada pode causar problemas de desplacamento.
Resistências à umidade, manchas e ataque químico: Indicam a chance de manchamento e alteração de cor, dificuldade de limpeza e resistências ao ataque de ácidos e bases.
PEI ou local de uso: indica o desgaste superficial.
Um profissional capacitado está preparado para analisar todas essas características em conjunto e avaliar as melhores opções.
A Tetris busca constantemente atender as expectativas do cliente e seguir as especificações das normas técnicas! Está interessado em projeto arquitetônico ou de interiores? Então entre em contato conosco!
Comments