Quais critérios técnicos levar em conta na escolha do piso?
- Tássia Fritoli
- 13 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de dez. de 2020

Atualmente, no mercado, existem inúmeras opções de pisos. Praticamente de todos os tipos para todos os gostos! Mas, na hora da compra, muitas vezes as especificações técnicas são ignoradas e problemas podem surgir. Os pisos devem ser adequados ao ambiente em que serão instalados. Para isso, é necessário levar em consideração se a área é seca, molhável ou molhada, se o ambiente é interno ou externo, se o uso é comercial, residencial ou industrial, se o fluxo de pessoa é alto ou baixo e outras informações relevantes.

Essas especificações são baseadas em normas técnicas, principalmente na ABNT NBR 15575, a Norma de Desempenho, que objetiva melhorar a qualidade das construções e a durabilidade dos produtos.
As principais são:
Coeficiente de atrito: indica se o piso é mais ou menos escorregadio.
Absorção de água: indica a quantidade de água que a peça pode absorver. Quanto maior, absorção, menor a resistência mecânica.
EPU: Indica o quanto uma peça pode dilatar em contato com a água. A escolha inadequada pode causar problemas de desplacamento.
Resistências à umidade, manchas e ataque químico: Indicam a chance de manchamento e alteração de cor, dificuldade de limpeza e resistências ao ataque de ácidos e bases.
PEI ou local de uso: indica o desgaste superficial.
Um profissional capacitado está preparado para analisar todas essas características em conjunto e avaliar as melhores opções.
A Tetris busca constantemente atender as expectativas do cliente e seguir as especificações das normas técnicas! Está interessado em projeto arquitetônico ou de interiores? Então entre em contato conosco!
Commenti