Projeto estrutural: O que é? E para que serve?
Quando vamos construir ou reformar, é muito comum ficarmos confusos com os projetos necessários á obra: Projeto arquitetônico, hidrossanitário e por aí vai. Por isso, fizemos essa matéria para que você entenda o que é e para que serve o projeto estrutural, um dos mais importantes deles!
Qual sua importância?
O projeto estrutural é fundamental para evitar problemas como trincas e desmoronamento em uma edificação, e até mesmo gastos de obra desnecessários. Seja ela de pequeno, médio ou grande porte, esse projeto é de grande importância e é requisitado para aprovações em prefeituras.
Quem faz?
Ele obrigatoriamente é assinado por um engenheiro civil registrado no CREA, e complementa um projeto arquitetônico. Enquanto o segundo é voltado à estética e ao uso humano do espaço, o primeiro tem foco no processo de concepção, análise, dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (vigas, pilares e lajes) da construção.
Quer conhecer um pouco mais sobre projeto arquitetônico? Então clique aqui!
Como é feito?
Tradicionalmente, um projeto estrutural é dividido em cinco etapas:
Concepção Estrutural
Quando se define o sistema das estruturas (concreto armado convencional, madeira, estrutura metálica, concreto pré-moldado, etc.);
Análise Estrutural
Quando são calculados os efeitos gerados pelas combinações definidas na primeira etapa;
Síntese Estrutural
Com a verificação da necessidade de se estabelecer outros modelos estruturais;
Dimensionamento e Detalhamento
Para definir as medidas as áreas de aço (válido para estruturas de concreto), fase em que são estudados o clima, a ação dos ventos, as cargas permanentes, as cargas acidentais e a resistência do concreto, e em que geralmente são utilizados softwares de cálculo estrutural;
Emissão de Pranchas/Desenhos e Documentação
Que representam as formas, as características e a armação das estruturas do projeto.
O que deve constar no projeto?
Como entrega ao cliente, um projeto estrutural deve conter:
Quantitativo de materiais;
Memorial de cálculo;
Memorial descritivo;
Planta de locação, com cortes, armações das fundações, vigas, lajes, pilares, escadas, reservatórios e piscinas.
É comum observarmos em projetos atuais a predefinição dos pilares e de outras estruturas de sustentação por parte dos arquitetos, o que facilita muito o trabalho dos engenheiros no dimensionamento e detalhamento dos elementos.
Por que contratar um profissional?
Pois um profissional poderá lhe oferecer um serviço personalizado e de qualidade, fazendo um planejamento para evitar qualquer problema futuro.
A Tetris tem parceria com a Empresa Júnior de construção civil Alcance. Temos histórico de projetos arquitetônicos e estruturais compartilhados, já que se complementam e se intercalam nas construções! Oferecendo serviços mais completos e de qualidade!
Está interessado em projeto estrutural? Entre em contato conosco!