Orçamento na obra: o que é e quais suas etapas
Uma das etapas mais importantes dentro do planejamento da obra é elaborar um orçamento assertivo. O erro pode levar não só a um gasto maior de dinheiro, mas também, atrasos e má qualidade na execução. Entenda quais as etapas necessárias e quem é responsável por cada uma delas.
Projeto executivo e memorial descritivo
O projeto executivo e o memorial descritivo são essenciais para que quem está desenvolvendo o orçamento possa entender quais as necessidades e detalhes, analisando com cuidado e atenção.
Composição de custo
Através dessa etapa é possível definir como será realizado o pedido de materiais, calcular o tempo necessário para cada etapa do projeto e ajustar o preço dos serviços.
Em cada composição é necessário saber:
Quais materiais serão utilizados?;
Quais tarefas serão realizadas?;
Quanto tempo é necessário?
Custos diretos e indiretos
Os principais custos diretos são:
estruturas;
materiais de construção;
revestimentos;
metais;
produtos para criar instalações elétricas e hidráulicas;
louças.
E os indiretos são:
água;
energia elétrica;
telefone;
transporte de equipe e materiais;
mão de obra terceirizada;
locação de equipamentos;
salários;
seguros e documentações.
Impostos, taxas e BDI
Durante a obra, há um custo atrelado aos impostos sobre os materiais e serviços e taxas que são pagas para o CREA/CAU, e isso deve ser contabilizado durante a elaboração do orçamento. Há também o BDI, Budget Difference Income, que pode ser traduzido como Benefícios e Despesas Indiretas. Ele utiliza percentual para adicionar o lucro aos custos diretos da obra, de forma que os ganhos diretos são maximizados. Ele ainda busca reduzir os custos indiretos com esse processo, beneficiando muito o orçamento final.
Por fim, é importante revisar a planilha e analisar se está alinhada com a estratégia da empresa.
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