Lean Construction
Lean Construction é um termo em inglês que remete um processo de construção enxuta. Essa tendência surgiu nos anos 80, desenvolvida pela Toyota para aumentar a produtividade e a eficiência de um projeto reduzindo a quantidade de desperdícios, o tempo de espera e a superprodução.
Na construção civil, este método é utilizado pensando em questões sustentáveis, visando um menor desperdício de materiais, otimizando o tempo de obra e economizando o dinheiro gasto. Desse modo, a produtividade aumenta e consequentemente, há uma maior eficiência na execução.
Princípios
Existem 5 princípios que devem ser seguidos como base para esse método.
Redução de desperdícios
Redução da variabilidade
Otimização do tempo
Transparência dos processos
Aumento do valor do produto final
Aplicação
Uma boa maneira é a utilização de softwares de gestão de obras, junto a um planejamento estratégico. Alguns softwares permitem um acompanhamento em tempo real do canteiro de obras, possibilitando uma gestão mais precisa das atividades, materiais utilizados e do tempo.
Vantagens x Desvantagens
Há inúmeras vantagens, como o baixo estoque, produção mais veloz e flexível e redução do custo de produção. Porém, é importante pontuar também as desvantagens do método, como a maior dependência de fornecedores internos e uma aplicação mais restrita.
A Lean Construction pode ser reconhecida como altamente vantajosa, mas deve-se observar sua viabilidade de implantação, considerando todo o processo, a fim de não fracassar na execução.
A Tetris pode te ajudar a realizar seu projeto! Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco!
Comments