Entenda de vez a diferença entre paisagismo e jardinagem
O conceito paisagismo pode ser facilmente confundido por se relacionar à jardinagem. Ambas as áreas trabalham com plantas, jardins e espaços abertos, mas são muito diferentes se forem analisadas suas funções e atividades.
O que são?
A jardinagem é a arte de quem cuida e cultiva um jardim. Um trabalho muito mais prático, refere-se ao manuseio e dedicação à tarefa de plantio e manutenção de vegetações.
Para que um jardim possa florir, ou que folhagens possam mostrar-se lindas e viçosas, é função do jardineiro adubar, aparar e irrigá-las.
Do outro lado, o paisagismo refere-se ao planejamento de espaços verdes por meio de projetos baseados em técnicas e composição de vegetações e mobiliários, capazes de transformar os ambientes externos.
Neste caso, um profissional paisagista atua de maneira a melhorar fluxos de circulação, reduzir o estresse urbano e criar paisagens esteticamente belas.
O que faz um arquiteto paisagista
Seu papel é fazer a composição dos espaços geográficos, tornando-os harmônicos e interativos, de forma a proporcionar bem estar aos indivíduos que os vivenciam. Para tanto, esse profissional deve ter conhecimento das áreas plásticas, projetuais e da botânica, para além de criar paisagens fascinantes, saber extrair das vegetações e ambientes suas melhores características.
O paisagismo é usado também para valorização de obras construídas, tornando o ambiente externo componente de uma construção, complementando um projeto arquitetônico.
Importância do projeto
Um bom projeto de paisagismo deve estudar vários elementos construtivos que ao final da composição, trarão harmonia e beleza ao espaço. Entre eles, pode-se destacar a iluminação, pergolados, sistemas de irrigação e drenagem, calçadas e revestimentos.
É importante destacar também o cuidado na hora de escolher as plantas que serão usadas na composição. Informações sobre o porte, altura, se é indicada para sol ou sombra, são essenciais para prever se a longo prazo o espaço se manterá belo.
Técnicas
Veja agora 8 técnicas usadas no paisagismo para valorizar ambientes externos.
Escolha das plantas
Com uma imensa variedade de espécies, deve-se escolher cuidadosamente as plantas que melhor se adequam ao espaço e as necessidades do projeto.
Trabalhando com cores
A riqueza de cores das plantas podem trazer diferentes sensações aos espaços.
Mobiliários
A composição de plantas e móveis criarão ambientes de descanso e relaxamento.
A beleza da água
Trazer os elementos naturais farão com que o espaço se torne mais calmo, harmonioso e propício para a prática de meditação e momentos de relaxamento.
Uma boa iluminação
Seja focada em um detalhe arquitetônico ou não, uma boa iluminação é capaz de valorizar qualquer ambiente externo.
Pedras naturais
Trazer diferentes texturas em um ambiente externo pode fazer com que a experiência de quem o vivencia se torne mais interessante.
Caminhos e limites
Usar plantas para evidenciar um caminho ou delimitar um espaço enriquece um projeto de paisagismo.
Soluções verticais
Para espaços reduzidos, tornar a composição de plantas horizontalmente pode alterar a forma com que o ambiente é apreciado.
Paisagismo urbano
O paisagismo também pode ser aplicado em uma escala maior, como por exemplo grandes parques e praças em uma cidade. Pode-se dizer que o objetivo deste tipo de projeto é fazer a integração dos ambientes construídos com a natureza.
Com o crescimento desordenado das cidades, grandes áreas verdes deram lugar ao cinza do concreto, e a perda de áreas de convivência como parques, bosques e praças verdes, criou um ambiente de grande estresse fazendo com que a qualidade de vida da população dos grandes centros urbanos diminuísse.
Qual a importância das áreas verdes na cidade?
São essas porções de vegetação que criam um ambiente de descanso, recreação, prática de esportes, e ameniza a agitação das cidades.
Essas grandes áreas verdes representam melhora significativa na vida da população. Pode-se citar dois fatores principais que contribuem para isso. A primeira delas é promover o equilíbrio do microclima, pois promove a redução do calor excessivo e a melhora da umidade presente no ar.
É capaz também de fazer a purificação do ar, com maior concentração de vegetação, a área torna-se um verdadeiro pulmão para a cidade, absorvendo gás carbônico e outras substâncias muito nocivas à saúde da população.
Tetris Empresa Júnior, há 15 anos oferecendo projetos de alto impacto para construção civil.
Comments