Como utilizar as cores em um ambiente?
Você já esteve em algum ambiente, seja numa loja, num restaurante ou na casa de um amigo, que te fez sentir desconfortável? E já esteve em algum que te fez querer passar mais tempo lá, de tão agradável que era? Saiba que as cores dos móveis, das paredes e até mesmo dos objetos decorativos podem ter causado tais percepções!
Por conta dos estímulos neurológicos de base visual, nosso cérebro identifica diferentes cores e as transforma em diferentes sensações, processo que é estudado pela psicologia das cores e amplamente utilizado por arquitetos e designers.
Como aplicar cada uma das cores?
Todas elas podem ser utilizadas em qualquer ambiente, porém, cada uma tem seus cômodos mais usuais e recomendados, que são definidos de acordo com os seus efeitos psicológicos correspondentes. É necessário tomar muito cuidado com usos exagerados e com reações indesejadas para o local em questão.
AMARELO:
Para potencializar concentração, raciocínio, comunicação, destaque e apetite.
Onde? Sala de estar, hall, corredor, sala de estudo, escritório, cozinha e sala de jantar.
Como empregar? Use tons mais suaves, pois o elevado grau de luminosidade dos tons fortes pode causar desconforto visual.
AZUL:
Para exalar tranquilidade, contemplação, segurança e frescor.
Onde? Quarto, sala de relaxamento e clínica.
Como empregar? Tons claros são mais alegres, enquanto tons escuros podem estimular melancolia e profundidade de sentimento. Evite lugares frios, pois a cor intensifica essa sensação.
BRANCO:
Representa paz, pureza, limpeza e simplicidade.
Onde? Boa aplicação em todos os ambientes.
Como empregar? Ele realça todas as cores e faz com que elas ganhem luminosidade e vida. Tome cuidado para não o usar em excesso, pois um lugar todo branco pode parecer vago demais e irritante.
CINZA:
Elegância, reverência e sutileza.
Onde? Boa aplicação em todos os ambientes.
Como empregar? É uma cor neutra, porém seu efeito seu efeito não passa desapercebido, já que harmoniza muito bem com outras cores.
LARANJA:
Impulsiona energia, vitalidade, apetite, criatividade, dinamismo, alegria e visibilidade.
Onde? Local de estudos e trabalhos de criação, cozinha, sala de jantar e restaurante.
Como empregar? Por ser vibrante, ser lúdico e elevar os ânimos, não deve ser usado em excesso. Se associado a texturas, também expressa rusticidade.
MARROM:
Expressa austeridade, resistência, simplicidade, concentração, sobriedade, rusticidade e seriedade.
Onde? Biblioteca e escritório.
Como empregar? Dependendo da tonalidade, pode ser acolhedor e transmitir conforto. Associe a materiais naturais, como madeira, lã e couro.
PRETO:
Agrega sofisticação, prudência, imponência e seriedade.
Onde? Boa aplicação em todos os ambientes.
Como empregar? Combinado com outras cores, traz uma sensação alegre. Não utilize em lugares muito quentes, porque ele pode esquentar o ambiente.
ROSA:
Demonstra afeto, calor, doçura e relaxamento.
Onde? Quarto, sala de estar e confeitaria.
Como empregar? Os tons mais fortes impactam visualmente e devem ser usados de forma pontual. Portanto, dê preferência aos tons suaves.
VERDE:
Equilíbrio, serenidade, esperança, sustentabilidade, estabilidade e sorte.
Onde? Quarto, banheiro, sala de estar, escritório, biblioteca, salão de jogos, clínica e restaurante.
Como empregar? Use tons claros para acalmar os ânimos e reduzir o stress e a tensão dos ambientes propensos a eles. Os tons escuros, por outro lado, transmitem segurança e estão mais associados à natureza e ao meio ambiente.
VERMELHO:
Traz animação, sensualidade, amor, perigo, autoridade, emoção, agilidade, urgência, apetite e ostentação.
Onde? Sala de estar, cozinha, loja, restaurante e bar.
Como empregar? Quando utilizado em excesso, ele pode provocar excitação e nervosismo, mas, se empregado equilibradamente, confere ao ambiente calor e elegância. Por isso, a dica é mesclar tons escuros com tons saturados.
VIOLETA/ROXO:
Para evocar espiritualidade, sabedoria, lucidez, mistério, respeito, imaginação, nobreza e excentricidade.
Onde? Quarto e sala de relaxamento.
Como empregar? Já que são muito densas, use-as com precisão. Além disso, suas combinações com outras cores resultam em atmosferas bem distintas. Portanto, saiba qual delas você deseja transmitir.
Posso utilizar a psicologia das cores em estabelecimento comercial?
Sim! Grandes marcas do mundo todo, sejam elas de varejo, alimentação ou outro ramo, se valem da psicologia para influenciar os clientes a comprar a mais, atraí-los para a loja e até mesmo fidelizá-los!
Empresas de fast-food, como McDonald’s, Burger King e Habib’s, costumam ter seus ambientes internos com cores que estimulam a fome (vermelho, amarelo e laranja), para que os consumidores peçam porções maiores do que realmente precisavam; serviços e marcas de luxo frequentemente usam preto em suas embalagens, cartões e decorações de loja; salões de restaurantes mais sofisticados normalmente possuem tons que agregam conforto e serenidade, para que os clientes fiquem mais tempo lá e menos agitados ao esperar os pedidos, o que possibilita o consumo de mais itens; e por aí vai!
Os estabelecimentos voltados a públicos específicos normalmente utilizam combinações de cores que tradicionalmente os agradam, para que eles se identifiquem com a marca e voltem a comprar lá! Alguns exemplos são a Marisa, varejista de moda feminina, que possui a cor rosa espalhada por suas lojas, e o Nubank, banco digital cujo foco é em jovens adultos e vale-se do violeta em suas plataformas.
Está pensando em utilizar cores em algum ambiente comercial ou residencial? A orientação de um arquiteto é fundamental! Não só pelo conhecimento em psicologia das cores, mas pela realização de uma boa composição do espaço e de uma harmonia entre as cores desejadas! Há diversas harmonias possíveis, e cada uma delas pode expressar algo diferente. Além disso, as cores também podem criar ilusões ópticas de aumento e diminuição de paredes e espaços.
A Tetris realiza serviços de interiores, pensando sempre no melhor uso das cores, criando um ambiente moderno e agradável! Quer conhecer mais sobre nossos projetos? Então entre em contato conosco!
Comments