Como modernizar sua casa antiga apenas com decoração?
Ter uma casa antiga, com móveis e revestimentos de outras décadas, pode ser considerado ultrapassado por algumas pessoas. Porém tudo na vida tem a sua beleza, valor e estilo próprio, e não seria diferente com uma decoração que reutiliza objetos antigos e ajuda a expressar a personalidade dos que convivem nos ambientes!
O intuito desse post é auxiliar em uma redecoração na sua casa, trazendo um aspecto mais moderno e funcional!
Mesclando Antigo-Moderno:
Quando vamos pensar na decoração de um ambiente, é sempre importante analisar:
Sua função na residência;
Exemplo: Sala de Estar - ser espaço de convivência, receber visitas.
Quais os objetivos da decoração;
Exemplo: ser mais aconchegante, promover mais interações na família.
Os espaços de circulação;
Entender os limites dos móveis para as possibilidades de transitar no ambiente sem acidentes e com conforto.
As cores dos móveis e revestimentos que já existem no ambiente.
Compreender a realidade do espaço e buscar inspirações para compor o novo ambiente.
Isso tudo é por uma questão de poder reaproveitar aquilo que já existe. Afinal, este estilo em que é feita a relação entre o Antigo e o Moderno, chamamos de Art Decor, e reaproveitar o antigo e trazer um toque moderno é o que está em sua essência.
O conceito que é muito forte nessa decoração são os contrastes, que podem ser encontrados nas cores, formas e texturas dos materiais a serem dispostos.
Tipos de revestimento:
Os revestimentos antigos, utilizados no piso e nas paredes, podem ser reutilizados e ficam lindos quando combinados com um móvel ou adorno antigo. Quando contrastados com outros objetos modernos, criam uma outra cara para o ambiente. Sejam os revestimentos de alvenaria, tijolos, azulejos decorados, madeira, entre outros, sempre será possível reutilizá-los.
Iluminação:
A iluminação é uma questão que é capaz de mudar completamente o ambiente, pois quando uma luz branca e direta é utilizada, as pessoas que ali convivem estarão mais focadas.
Já o toque de uma iluminação indireta e amarelada, que promove sombras, remete a sentimentos de aconchego, descanso e conforto em um ambiente, como o uso de luminárias e arandelas, por exemplo.
Decorações:
É possível se utilizar de adornos que criem este contraste entre o antigo e o novo. Podem ser vasos, tapetes, luminárias, jarros, quadros emoldurados, maçanetas, plantas, relógios, etc. Os mínimos detalhes fazem a diferença! Basta ter criatividade e usar seu bom gosto, pois, tudo vai da forma com que se dispõem eles no espaço e brinca com as diferenças de cores, tons e texturas destes objetos.
No fim, com todo o conjunto montado é possível trazer um ar de estilo e personalidade para os ambientes.
Gostou do nosso conteúdo de hoje? Entre em contato conosco!
Comments