Ambiente Integrado: Vantagens, desvantagens e dicas dessa tendência!
Você já percebeu que alguns lugares não tem paredes para separar os ambientes? Essa é uma tendência chamada Open Plan, que anda se popularizando no Brasil. Continue lendo para entender mais desse estilo e quais suas vantagens e desvantagens!
O que é Open Plan?
Open Plan (ou Planta Aberta) é uma tendência internacional de integração de ambientes. A ideia surgiu em Nova Iorque e, desde então, vem se espalhando e popularizando pelo Brasil. Ela se caracteriza em deixar sua casa ou apartamento interligado. E, para isso, os arquitetos eliminam paredes de acordo com a necessidade do cliente. Você deve conhecê-lo como Ambiente Integrado ou como Conceito Aberto.
Nesse tipo de técnica, os ambientes são separados de acordo com os móveis e o layout da casa, trazendo sofisticação e aconchego ao espaço.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens:
Esse estilo permite um maior aproveitamento de espaço e a sensação é de maior amplitude. Ele começou sendo adotado em apartamentos pequenos, mas ganhou tanta fama, que até os lugares maiores utilizam esse design!
Favorece a socialização, pois pessoas em ambientes diferentes ainda podem se comunicar;
A iluminação natural é outra vantagem, já que, dessa forma, ela pode ser aproveitada em mais de um ambiente;
A circulação é um grande benefício. Quando as paredes são retiradas, o espaço fica mais amplo, melhorando a circulação do ar, o deslocamento dos moradores e deixando a casa com mais frescor.
Desvantagens:
A organização deve ser maior. De um espaço, temos visão para outro e a desorganização aparece;
A privacidade deve ser pensada se existe hábito de receber visitas;
Na cozinha integrada, deve-se tomar cuidado com respingos e odores pela casa;
A integração de ambientes de trabalho com área de descanso também deve ser muito bem pensada, para que o morador consiga separar esses momentos de forma saudável.
Como fazer isso?
Em um projeto, essa integração deve ser parcial, ou seja, alguns lugares devem manter a privacidade, como quartos e banheiros. A junção da sala de estar com jantar ou a junção de cozinha com sala de jantar são algumas formas para criar esse espaço integrado. Porém, também ocorre a mistura desses três ambientes.
Integrar ambientes internos com externos também é muito interessante, visto que traz calma, frescor e aconchego!
Para projetar esses lugares precisa existir planejamento, já que cada ambiente ainda tem a sua funcionalidade. Assim, na sala de estar é interessante lembrar do conforto, na cozinha é bom pensar na organização e na sala de jantar, que sua finalidade é a refeição.
Abaixo serão citadas algumas dicas para essa separação:
Decoração e Layout
O layout do ambiente deve ser pensado para que, mesmo sem paredes, haja uma organização entre os ambientes. É importante ressaltar que a decoração nesse tipo de ambiente deve ser pensada para que todo o local esteja em harmonia. Assim, é necessário pensar nos materiais, cores e iluminação como um todo
Tapetes e pisos
Tapetes ajudam a separar espaços sociais, como a sala de jantar e a sala de estar! O tipo e cor do piso também auxiliam na separação, porém, deve-se atentar a harmonia. Além disso, se você procura deixar o lugar amplo, tapetes claros são recomendados.
Revestimentos e Papéis de Parede
A diferença de revestimento de um lugar para outro setoriza os ambientes.
Integração de Ambientes Específicos
Cozinha
Antigamente as cozinhas eram ambientes escondidos na casa, mas hoje elas recebem um grande destaque, ficando expostas e tendo uma decoração elegante!
Com ela, normalmente é integrada a sala de jantar e/ou sala de estar. Isso permite que quem está na cozinha não se sinta isolado. Uma dica são as cozinhas com ilha, elas facilitam no encontro dos ambientes.
Mas essa junção também pode acontecer entre a cozinha e a área externa, como varandas e jardins. Ou com a lavanderia, normalmente usando cobogós para a separação.
Quarto
Os dormitórios podem ter uma ligação com um banheiro, closet e até escritório, dependendo do nível de privacidade que os moradores desejem. Se para eles for agradável, o escritório pode ter estantes como forma de isolamento, tal como no closet. Já para o banheiro, é possível ganhar a privacidade necessária apenas colocando os móveis nos lugares apropriados!
Além disso, existem lugares que apostam na integração entre sala e quarto. Porém, devido a menor privacidade, ela é indicada para casas com poucas pessoas ou apenas uma. E para a separação, é adequado o uso de painéis.
Sala de Estar
Esse espaço é um dos mais utilizados para interligar com outros ambientes, principalmente com a sala de jantar e a cozinha. A presença do pé direito alto com vidro é uma boa opção para a iluminação de todo o local.
Um benefício dessa junção de ambientes é a criação de um espaço que permite uma maior interação para receber visitas em sua casa! Aqui os tapetes são muito indicados e o layout favorece totalmente a setorização.
Outra forma de integração é a sala de estar com varanda ou área gourmet, que auxilia na iluminação natural também.
A Tetris já fez alguns projetos nesse estilo, abaixo temos alguns exemplos:
Projeto do Sérgio - Residencial:
Esse projeto seguiu esse estilo, misturando sala de jantar, sala de estar e cozinha. Isso deu uma elegância ao projeto, que usou cores claras para deixa-lo sofisticado.
Projeto da Adriana - Residencial:
Já esse, também juntou esses três ambientes, porém utilizando mais cores e o tapete para separar os ambientes!
Projeto Mônica - Interiores:
A integração ocorre entre sala de estar e jantar e ele segue um design com cores claras e madeira.
Projeto Marcela - Arquitetônico e Interiores :
Por fim, temos esse projeto de dois ambientes diferentes. O primeiro é do quarto, com closet e banheiro integrados, foi feito de uma forma harmoniosa em todo o local, usando tons claros.
E a foto da direita mostra a integração entre sala de estar, jantar e cozinha novamente, usando a madeira para a separação dos ambientes.
Se você deseja um ambiente integrado, entre em contato conosco! Criamos o ambiente ideal para cada cliente!
Comments