top of page
5 (1).png

BLOG

Tetris

Entrevista: Projeto de Interiores - O que é, etapas e fatores

Entrevistada: Iaskara Florenzano

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUCPR.

Especializada em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos Arquitetônicos pela PUCPR.

Professora de Arquitetura de Interiores e Projeto Arquitetônico 7 em UTFPR - Campus Curitiba

 

O que é um projeto de design de interiores?

Iaskara: "Antes de mais nada precisamos lembrar que desde que nascemos passamos mais tempo dentro de ambientes construídos. O projeto de interiores, tem por objetivo organizar a vida humana dentro do espaço construído, atender as necessidades tanto perceptivas e cognitivas como comportamentais do homem.


Se engana quem pensa que o design de interiores é simplesmente “decoração”. É uma disciplina muito complexa pois estuda o homem e as suas particularidades socioculturais. Leva em conta uma série de fatores objetivos e subjetivos. Precisa dar conta desde normas técnicas, medidas ergonométricas, topografia, tipologia dos edifícios, conceitos de sustentabilidade até a compreensão de como os espaços serão ocupados, quais as atividades que serão desenvolvidas ali e como estas serão processadas no espaço. O projeto precisa considerar sempre as preferencias pessoais de quem vai ocupar o lugar. É preciso também combinar uma série de elementos desde formas, linhas, texturas, luzes, cores para compor espaços que satisfaçam todas as necessidades funcionais, objetivas e subjetivas de modo que seja harmônico.


É uma disciplina muito importante, muitas vezes subestimada, pois existem cursos que prometem formar um “design de interiores" em quatro meses, o que não é possível. Tenho dado um exemplo para os alunos pensarem, pois não adianta saber projetar um hospital se não sabemos como resolver a complexidade de uma cozinha, sobretudo se for uma cozinha industrial inserida dentro de um hospital."

Quais são as etapas do projeto?

Iaskara: "Em primeiro lugar é preciso conhecer o lugar e o cliente, depois fazer um briefing sobre o cliente anotar tudo que se possa a respeito dele e do projeto. Com o tempo aprendemos a perceber muitas coisas tácitas, ou seja, aquelas que não são ditas.


Em segundo lugar devemos enviar uma proposta explicando detalhadamente o trabalho a ser desenvolvido, bem como valores e formas de pagamento. Depois do aceite do cliente e do contrato devemos fazer um levantamento completo do lugar, juntar os dados, organizar as informações, fazer pesquisas e buscar referencias. Elaborar um programa de necessidades para o projeto e definimos o conceito que será adotado.


Com isso feito, dá-se o início o desenvolvimento de estudos que serão apresentados ao cliente para as avaliações e correções. Terminada a etapa de estudos e definido o projeto junto ao cliente, faz-se o projeto final que é a documentação de todo o existente bem como de toda a proposta com detalhamentos para orçamentos e execução."

Design de interiores de uma recepção consultório odontológico.
Recepção consultório odontológico. Fonte: Tetris Empresa Júnior

O que é levado em conta para realizá-lo?


Iaskara: "Como disse antes, uma série de fatores objetivos e subjetivos. Dentro dos objetivos eu destacaria o conhecimento do lugar, da topografia, clima, do conhecimento da tipologia do edifício, as funcionalidades exigidas pelo projeto entre outros. Quanto aos fatores subjetivos, não se pode perder de vista como os espaços serão ocupados, quais atividades serão desenvolvidas no lugar e as preferencias pessoais de quem vai ocupar o espaço a ser projetado."


E você? Precisa da nossa ajuda para deixar um dos seus ambientes mais aconchegantes, com mais estilo? Quer investir no design da sua loja para atrair mais clientes? Ou ainda, precisa projetar sua casa?

Entre em contato conosco e solicite sua consulta grátis!

Kommentare


Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes

bottom of page